FLUSHING PRIMÁRIO: DECAPAGEM QUÍMICA PARA REMOÇÃO DE ÓXIDOS

Descrição:


Processo de limpeza interna de superfícies por ataque químico para remoção de óxidos e sujeiras indesejáveis, formando uma camada de fosfatização quando a superfície entra em contato com oxigênio, protegendo-a contra oxidação. Aplica-se em sistemas hidráulicos ou lubrificantes durante a montagem ou em intervenções quando da manutenção, podendo ser realizado várias vezes durante a vida do equipamento.

 

Execução:


Recircula-se ácido desoxidante com características fosfatizantes utilizado no tratamento de superfícies metálicas, tornando-as prontas para processos posteriores. Desoxida e fosfatiza a superfície pela dissolução dos óxidos e formação de fosfatos, removendo óxidos, proporcionando melhor acabamento

 

Benefícios alcançados:


Nível de contaminação adequado para a operação do equipamento, seja para início de operação, para equipamento novo ou retorno de operação para equipamento usado, eliminando condições de desgaste prematuro.

Antes da limpeza
Antes da limpeza
Depois da limpeza
Depois da limpeza

Neutralização do ácido::


Para neutralização do ácido não se faz necessário a utilização de nenhuma base, pois quando a superfície do material entra em contato com o oxigênio, quando da drenagem do ácido, forma-se uma camada de fosfatização ocorrendo neste momento a neutralização total do ácido.

Esta camada é extremamente importante, pois ela protege a superfície contra a formação de óxido (oxidação) ao entrar em contato com o oxigênio não havendo necessidade de preenchimento da tubulação com algum tipo de gás até o enchimento com óleo.

Esta camada protetiva se torna ainda mais eficaz nas linhas de retorno, onde não ocorre o preenchimento total com óleo.

O ácido também é solúvel em água condição que minimiza os riscos ambientais.